A avaliação institucional tem como finalidade o desenvolvimento de uma cultura avaliativa, sendo o subsídio para gerar reflexões que resultem na melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais dentro do IFC e suas vinculações com a sociedade. A CPA embasa seus processos avaliativos a partir das dez dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que são:
- 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
- 2. Políticas institucionais de graduação, de pesquisa e pós-graduação, de extensão e de gestão;
- 3. Responsabilidade social;
- 4. Comunicação com a sociedade;
- 5. Políticas de pessoal;
- 6. Organização e gestão;
- 7. Infraestrutura física, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- 8. Planejamento e avaliação;
- 9. Políticas de atendimento a estudantes e egressos;
- 10. Sustentabilidade financeira.
Sendo assim, a CPA tem como objetivos:
Coordenar e sistematizar o processo de autoavaliação institucional;
Produzir conhecimento;
Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
Identificar as causas de problemas e deficiências;
Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e técnicos administrativos;
Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
Tornar público os resultados do processo de avaliação desenvolvidos junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa.